Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

A excepcional do pica-pau



Foto tirada no sitio lacerda
filhotes de pica-pau




Foto tirada no sitio lacerda


















pica-pau é uma ave da ordem Piciformes, família Picidae, de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e na maioria dos machos com uma crista vermelha. Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias, dependendo da espécie.


                  


O Dr. Luther Sunderland, um cientista perito em engenharia de design, ficou fascinado pelo esqueleto de um Pica-Pau, que tinha morrido recentemente num bosque. Os seus ossos tinham sido completamente limpos pelos insectos. Ao examinar o esqueleto ele reparou em algo muito estranho: pequenos e flexíveis ossos enraizados na fossa nasal direita do Pica-Pau, davam a volta por detrás da cabeça e pescoço e iam até ao bico, do outro lado da cabeça. Que estranhos ossos seriam estes? Um grande número de animais possui ossos que endurecem a base da língua, sendo essa a sua principal função (chamados ossos hióides). Contudo, no Pica-Pau, o facto de a língua crescer ao contrário e dar a volta por cima da cabeça, é excepcional!




O crânio de um Pica-Pau
mostrando os ossos da língua

Existem cinco ossos, pequenos e flexíveis, com pequenas articulações1 O que os terá feito enraizar na fossa nasal direita, 2 circular por detrás da cabeça e pescoço 3, e voltar a entrar na cavidade entre as duas metades do bico? 4



    A Língua do Pica-Pau
O Pica-Pau come com a língua, a qual possui barba e um pouco de cola na extremidade, de forma a possibilitar a captura de insectos escondidos em pequenos buracos nas árvores. Dando a volta por detrás da cabeça e pescoço, de forma subcutânea, confere à língua um comprimento de cerca de 15 centímetros, facilitando na alimentação.
Ela é comprida, mas em vez de ficar suspensa e emaranhar-se nos ramos das árvores enquanto o pássaro voa, é mantida debaixo da pele, atrás do pescoço. Aí os pequenos ossos dividem-se em duas línguas, que se juntam antes de entrarem no bico. Este pequeno detalhe confere, sem dúvida, uma maior precisão ao Pica-Pau, enquanto este projecta a língua em direcção ao seu alvo.
Outros Sistemas
O bico do Pica-Pau trabalha como um cinzel especializado, capaz de perfurar o tronco de uma árvore. Martelando num cinzel de metal o homem consegue cortar árvores como o Pica-Pau. Contudo, após alguns cortes, temos de afiar o cinzel.
Não importa o quão afiado ou cortante sejam as nossas ferramentas, mesmo assim não seríamos capazes de detectar os pequenos túneis e canais onde se encontram as larvas. Até que o Pica-Pau obtivesse o complexo mecanismo para localizar e perfurar no preciso local em que as larvas escavaram no interior da árvore e um bico que se mantivesse afiado, a sua língua especializada não serviria para nada.
Se estes sistemas acima mencionados estivessem implantados num pássaro comum, o impacto com a árvore matá-lo-ia; seria algo como receber os embates de um martelo a bater num cinzel na ponta do nariz milhares de vezes. Não obstante, o Pica-Pau está equipado com um bico forte e um sistema de absorção de impactos que protege a sua cabeça de quaisquer danos.
Em adição a isto, comparado com outros pássaros: “As penas da cauda (especialmente o par ou pares centrais) são mais fortes nos Pica-Paus, resistindo ao desgaste provocado pelo seu uso no sustento do corpo do pássaro enquanto ele martela com o bico. A estrutura dos dedos dos pés e a disposição associada dos tendões e músculos das pernas formam um complexo funcional de características, permitindo ao Pica-Pau trepar troncos de árvores e manter a sua posição enquanto dá bicadas na mesma”. (Encyclopedia Britannica CD 98, “Birds: Major Bird Orders: Piciformes”, Form and Function).

Nenhum comentário:

Postar um comentário