Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2011

Bactéria poderia ajudar na inteligência - Ciência - Notícias - INFO Online


SÃO PAULO – A exposição a uma determinada bactéria poderia ajudar a tornar as pessoas mais inteligentes.
Essa é a dúvida levantada por Dorothy Matthews e Susan Jenks, do The Sage Colleges in Troy, Nova York, ao apresentarem os resultados de suas pesquisas.
Bactéria poderia ajudar na inteligência
Bem, vamos entender primeiro o que é uma bacteria!!

Elas são organismos unicelularesprocariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Domínio homônimo Bacteria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas.
As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.[1]
Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocôndrias e os cloroplasto[2] teriam derivado de uma bactéria endossimbionte, provavelmente autotrófica, antepassada das atuais cianobactérias.
As bactérias são geralmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico). Suas dimensões variam de 0,5 a 5 micrómetros. [3] Excepções são as bactérias Epulopiscium fishelsoni isolada no tubo digestivo de um peixe, com um comprimento compreendido em 0,2 e 0,7 mm e Thiomargarita namibiensis, isolada de sedimentos oceânicos, que atinge até 0,75 mm de comprimento.
Bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta em relação ao número de indivíduos. A quantidade de bactérias no intestino de uma pessoa é superior ao número total de células humanas no corpo da mesma, por exemplo.
O trabalho apresentado hoje no 110º Encontro Geral da Sociedade Americana de Microbiologia, em San Diego, usa como base um organismo que, acredita-se, já tenha propriedades antidepressivas.

A Mycobacterium vaccae é uma bactéria natural do solo, que as pessoas normalmente ingerem ou inalam.
Estudos anteriores mostraram que injetar bactérias mortas em ratos estimulava o crescimento de neurônios que, por sua vez, aumentavam o nível de serotonina e diminuíam a ansiedade nos animais.
Como a serotonina tem papel no aprendizado, os pesquisadores começaram a se perguntar se a bactéria viva poderia aumentar essa capacidade em ratos.
Eles alimentaram os roedores com espécimes vivos da M. vaccae e checaram sua habilidade ao atravessar um labirinto – os resultados foram comparados a ratos não alimentando com elas.
Aqueles que receberam bactérias na dieta atravessaram o labirinto duas vezes mais rápido e com menos ansiedade demonstrada que os outros.
Em um segundo experimento, as bactérias foram removidas da dieta e eles foram re-testados. Apesar de mais lentos do que antes, eles ainda estavam mais rápidos do que o grupo controle. Um teste final foi feito após 3 semanas. Apesar de ainda mais rápidos, os resultados dos ratos que comeram bactérias não foram estatisticamente satisfatório, provando que o efeito é temporário.
A pesquisa não é definitiva e apenas sugere que a M. vaccae pode ter influência na ansiedade e na capacidade de aprendizado dos mamíferos. Mas os pesquisadores declararam que isso pode sugerir que, em escolas, passar mais tempo ao ar livre pode ser bastante benéfico para as crianças – diminuindo sua ansiedade e ajudando no aprendizado.

Curiosidades 2

* O gavião-real, Harpia harpia, é a maior águia do mundo, alcançando 1 metro de altura, 14 a mais que a águia americana.

* As pulgas podem saltar até 50cm de altura.

* O pêlo das preguiças nasce ao contrário, da barriga para as costas, para a água da chuva poder escorrer.

* A língua do tamanduá-bandeira pode ter mais de meio metro.

* Em alguns tucanos a cor de dentro do bico é diferente da cor de fora.

* O mamífero mais rápido do mundo é o guepardo, que pode atingir velocidades de até 110 km/h.

* Os camelos chegam a ingerir de 70 a 100 litros de água em apenas 10 minutos.

* No mundo existem 4600 espécies de mamíferos, 31 mil de peixes e mais de 900 mil de insetos.

* O pica-pau pode dar até cem bicadas por minuto numa árvore.

* O gavião real é a ave mais forte do mundo.

* Um grama do veneno da cobra naja pode matar até 150 pessoas.

* As araras e os papagaios são consideradas as aves mais inteligentes do mundo.

* Os urubus podem enxergar a uma distância de até 3 quilometros.

* O maior tatu do mundo é o tatu canastra.

* As capivaras são os maiores roedores do mundo.

* A asa do albatroz chega a medir mais de 3 metros de envergadura."

Clonagem de bichos de estimação, um grande negócio nos EUA

"Já é possível 'ressuscitar' animais de estimação nos Estados Unidos. A empresa Genetic Savings and Clone, com sede perto de São Francisco, realiza clonagem de gatos por US$ 50 mil.

A companhia anunciou em 2002 a primeira clonagem de um felino a partir do DNA da célula de uma gata adulta. Somente em 2004 há a previsão de clonar mais nove filhotes, seis para venda e três para exposição em salões comerciais.

A Genetic Savings and Clone tenta agora realizar o mesmo com o cachorro, considerado o melhor amigo do homem.

Para realizar a clonagem, é necessário fazer uma retirada de DNA do estômago do animal vivo ou imediatamente após a sua morte.

A taxa de sucesso para a clonagem de cães ainda é muito baixa, diminuindo, assim, a esperança dos proprietários mais apegados aos seus amigos, pois para cada sucesso há muitos nascimentos de animais deformados.

As associações de defesa dos animais encaram essa prática de clonagem como um desperdício de dinheiro em um momento em que 17 milhões de animais domésticos são mandados para abrigos porque não têm quem os adote.

Fica aberta a polêmica.

"

curiosidades

· Entre o cérebro do cão e do gato, o mais parecido com o do homem é o do gato.
· O gato pode girar a orelha 10 vezes mais rápido do que um cão de guarda por ter 32músculos que a comandam.
. O cão tem uma audição menos sensível que o gato.
· O gato tem 245 ossos, enquanto que o homem tem 206 no total.
· A audição do gato vai até 65 khz. O homem alcança no máximo 20 khz.
. Os gatos são os mamíferos que têm os maiores olhos, proporcionalmente ao tamanho do corpo.
· O gato enxerga 6 vezes mais, à noite, do que um ser humano.
· Os gatos enxergam o amarelo, o azul e o verde, além do preto e do branco. Quanto ao vermelho, ainda há dúvidas.
. Os cães enxergam as cores, mas não conseguem diferenciar as mais próximas como o amarelo e o bege.
· O gato tem um campo de visão de 185 graus.
· A pupila do gato, quando aberta, ocupa um espaço proporcionalmente maior do que a do homem.
. Os gatos têm uma camada de células refletivas no fundo dos olhos que mandam a luz de volta para a retina, dando uma segunda oportunidade de captá-la e aumentando a capacidade visual.
· Os gatos brancos que têm olhos azuis, geralmente são surdos devido a uma falha genética.
. Os cães, devido à sua anatomia cardíaca, não sofrem infartes.
· Os gatos têm no céu da boca um órgão olfativo, chamado órgão de Jacobson. É por isso que o gato, às vezes, abre a boca de maneira esquisita quando sente cheiros fortes.
. Estima-se que o olfato do cão seja dez mil vezes mais sensível que o do homem.
. Os bigodes dos gatos são utilizados para medir distâncias.
· Os gatos e os cães andam na ponta dos dedos.
· Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça apenas numa estreita faixa dorsal.
· O gato pode alcançar uma velocidade de até 50 km/h.
· Os gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com seu cheiro. O cheiro é produzido por glândulas localizadas na parte anterior do rosto.
. Os cães machos utilizam a urina para demarcar territorios.

Doenças infecciosas


Como é muito comum em nosso cotidiano ver os animais de estimaçao de 
nossas familias, certas vezes, com alguma alteraçao no comportamento, ai vai algumas das principais doenças que acometem caes e gatos.
Principais doenças infecto-contagiosas de cães e de gatos
Existem doenças que afetam determinadas espécies animais e são conhecidas como espécie-específicas. Os cães e os gatos são afetados por uma ampla série de doenças determinadas por várias causas e que se enquadram nesta classificação. A título de exemplo, é apresentada uma pequena relação que aborda apenas doenças de caráter infecto-contagioso e que são específicas de cada uma das duas espécies. Elas são referidas pela alta freqüência com que ocorrem e pelos intensos danos que determinam à saúde de cães e gatos.

Cinomose
Assim como a raiva, é uma doença infecto-contagiosa que determina um grave encefalite em cães, principalmente jovens. A diferença entre as duas doenças é que a cinomose não é transmissível a seres humanos. Os animais mais susceptíveis são os jovens, a partir de 2 a 3 meses de idade, mas pode atingir animais adultos e mesmo idosos, embora mais raramente.
É causada por um vírus, transmitido de animal para animal através de secreções nasais e oculares de um doente e que contaminam o solo, objetos, alimentos, água ou pessoas. Apresenta três fases diferentes, podendo se manifestar por corrimentos nasais e oculares, tosse, espirros, pneumonia, diarréia, vômitos e comprometimento neurológico. A mortalidade entre os animais doentes é alta. Aqueles que se recuperam podem permanecer com seqüelas, principalmente secundárias ao comprometimento do sistema nervoso central.
A prevenção é feita com o uso de vacinas contra a cinomose, que devem ser administradas após avaliação médica veterinária para o estabelecimento dos esquemas indicados. Em geral, as vacinas comerciais contra cinomose são associadas às vacinas contra hepatite canina e leptospirose.
A evolução da cinomose pode ser confundida com a evolução da raiva e, para estabelecer com confiança o diagnóstico diferencial, sempre deve ser encaminhado material para exames de laboratório, a única forma de assegurar a causa da morte e o não comprometimento de seres humanos.

Hepatite canina
Também é uma doença causada por um vírus que compromete o fígado e afeta cães, principalmente nos dois primeiros anos de vida. Muitos cães podem ser infectados, não manifestarem sintomas e desenvolverem imunidade definitiva. Os animais podem manifestar sintomas de mal-estar geral, apatia, perda de apetite, sede intensa, febre, dor abdominal, diarréia, vômitos e icterícia, podendo evoluir para a morte.
A administração da vacina contra a hepatite canina é uma importante medida para proteção dos animais.

Leptospirose
Como já foi referido anteriormente, a leptospirose é uma grave doença infecto-contagiosa transmissível entre os animais e ao ser humano.
A leptospira é uma bactéria que apresenta diversos sorotipos ou sorovares, sendo freqüentemente identificados na espécie canina a L. icterohaemorragiae e a L. canicola, cujos reservatórios são ratos de esgoto, gambás, preás, cães e diversos outros animais.
Os sintomas podem se apresentar como febre alta, diarréia, apatia, perda de apetite, dor abdominal, urina de cor escura ou carregada e de odor forte, icterícia, úlceras na boca e mau hálito. A morte ocorre, principalmente nos quadros de maior gravidade.
A vacina contra leptospirose é associada com as vacinas contra cinomose e hepatite canina.

Parvovirose
É uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus que atinge todos os canídeos, principalmente jovens. Caracteriza-se por distúrbios do parelho digestivo, sendo mais conhecida pela intensa perda de sangue através do intestino, determinando rápida desidratação e choque no animal doente. A mortalidade
é alta.
A parvovirose pode ser prevenida pela administração de vacinas, que podem estar associadas ou não a outras vacinas indicadas para cães.

Rinotraqueíte dos gatos
É uma doença causada por um vírus e afeta, sobretudo, animais com idade de 1 a 3 meses. Sua evolução pode se apresentar desde sintomas leves, passando despercebida, ou até sintomas graves que levam o animal à morte, em cerca de uma semana.
Os sintomas da rinotraqueíte dos gatos são febre alta, lacrimejamento, conjuntivite, espirros, tosse, corrimentos nasal e ocular, apatia e perda de apetite. Podem evoluir para pneumonia e determinar a morte do animal.
O tratamento é o de suporte ou sintomático por não existir tratamento específico.

Panleucopenia felina
Também é causada por um vírus e atinge felinos de até um ano de idade, sendo rara em adultos. A transmissão se dá através de objetos, alimentos, água contaminados pelas secreções de um animal doente, por sua urina ou através de vetores como pulgas e a letalidade atinge níveis de 50 a 90% dos casos.
A evolução se caracteriza por sintomas como apatia, perda de apetite, febre alta, vômitos, diarréia, desidratação e morte. O tratamento é sintomático.
A doença pode ser prevenida pela administração anual de vacina. Devem ser vacinados animais jovens e as fêmeas reprodutoras, para proteção de recém-nascidos.

Calicivirose dos gatos
É outra doença causada por vírus e afeta gatos, especialmente até seis meses de idade. Os sintomas podem se apresentar como febre discreta, apetite caprichoso, fechamento das pálpebras, discretos corrimentos nasal e ocular que podem evoluir para purulentos, fissura ou ferida na comissura nasal, úlceras ou vesículas na língua e no palato e pneumonia. O animal pode se recuperar e raramente ocorre
o óbito.
As três doenças que acometem os gatos, acima referidas, são causadas por vírus e apresentam sintomas semelhantes, mas os tratamentos são distintos. Quanto antes iniciados, maiores as probabilidades de recuperação dos animais.
As vacinas para prevenção destas enfermidades são encontradas no mercado, em geral associadas num mesmo produto e devem ser administradas com avaliação médica veterinária.