Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Helmintos - Nematelmintos


As infestações por helmintos são um grave problema na clínica de cães e gatos pela sua alta prevalência e por serem, algumas delas,
consideradas zoonoses. Existem dois grupos de helmintos que se destacam pela importância médico veterinária, são ele: o Filo Nemathelmintes, que compreende os nematódeos, e o Filo Platyhelminthes, formado pelos cestódeos e trematódeos.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES CAUSADAS POR HELMINTOS:
- Tratamento dos animais infectados.
- Medidas de higiene que minimizem as possibilidades de transmissão.
- Isolamento de áreas e ambientes contaminados.
- Controle de cães vadios – posse responsável e controle populacional.
- Recolhimento imediato das fezes no ambiente doméstico e nas ruas.
- Privilegiar a ação da luz solar sobre as excreções (fezes e urina) dos cães e gatos"


A maioria dos nematódeos apresenta duas fases distintas no seu desenvolvimento, uma fase de vida parasitária que ocorre no hospedeiro, iniciando-se com a ingestão da larva infectante e completando-se com o parasito adulto eliminando ovos nas fezes e uma fase de vida livre, que ocorre na pastagem e vai de ovo até larva infectante. A primeira fase pode ser controlada pela resposta imunológica do hospedeiro, e a segunda, que ocorre no ambiente, com adoção de medidas de manejo.
nematelminto



Platelmintos:


Vermes achatados dorsoventralmente, como uma folha de papel. Não possuem sistema circulatório e respiratório. Têm simetria bilateral. Vivem na água doce ( exemplo Planárias) e do mar ( vida livre). Alguns têm vida parasitária.
Sistemo digestório é incompleto ou ausente. A excreção é feita por células-flama (ou solenócitos, ou protonefrídios). Estruturas típicas dos platelmintos, as células-flama eliminam os excretas para a superfície corpórea. São amoniotélicos, isto é, secretam amônia e não uréia como nós seres humanos.
São os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebróides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações.
São hermafroditas, alguns se reproduzem por partenogênese.
Exemplos : Planária – classe Turbelários. Schistosoma - classe Trematódios.Taenia solium – classe Cestódios.

Nematelmintos:

Vermes cilíndricos. Alguns animais são de vida livre, outros de vida parasitária.
O animal é um tubo dentro do outro. O tubo interno é o trato digestivo e o externo é constituído por uma cutícula. Não têm sistema circulatório , também não têm órgãos respiratórios.
Sistema digestório completo, com boca e ânus. Na boca, podem ser encontradas placas cortantes semelhantes a dentes, com as quais os nematelmintos podem perfurar os tecidos de outros seres vivos. Muitos nematelmintos de vida livre são carnívoros e se alimentam de pequenos animais ou de corpos de animais mortos. Os parasitas intestinais recebem o alimento já parcialmente digerido pelo hospedeiro.
Reprodução : A maioria das espécies são dióicas, (realizam fecundação interna), ocorrendo em algumas nítido dimorfismo sexual: normalmente os machos são menores que as fêmeas.
Nematóide

2 comentários:

  1. Que nojo me deu desses vermes,agora toda a vez que eu vejo um prato de macarrão me dá até nojo.Q coisas nojentas!

    ResponderExcluir